×
Melancia
Agosto 23, 2023
ESPAÇO HF: BOAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO MERCADO DE HFS
Confira exemplos de boas práticas ambientais da ABPM e da Agrícola Famosa

Por Pierre Nicolas Pérès e Luiz Roberto Barcelos
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPAÇO HF: BOAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO MERCADO DE HFS Ver fotos

Piracicaba, 23 – O setor de HFs tem várias histórias onde estão visíveis as boas práticas ambientais, ações que estão totalmente relacionadas com o conceito de ESG. Confira!

AÇÕES COLETIVAS SUSTENTÁVEIS NA CADEIA DE MAÇÃ: A instalação de armadilhas, visando o controle grafolita, diminuiu drasticamente a presença da mariposa na região de Bom Jesus, Vacaria, Caxias do Sul e Lajes, que são importantes polos produtores de maçã do Rio Grande do Sul. Essa iniciativa partiu de uma ação coletiva da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM).

  • Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM): as práticas de ESG podem dar mais eficiência e economicidade a cadeia. Pierre Nicolas Pérès, presidente da ABPM, destaca que as práticas sustentáveis trazem inúmeros benefícios ao dono do negócio, trabalhadores e processos gerais dentro da propriedade. “Um trabalhador com boas condições de exercer o serviço é mais produtivo, pois tenho redução no uso de insumos diante de maior controle e monitoramento de pragas, potencializando minha comercialização e imagem institucional da marca”. Um dos cases citados por ele é o monitoramento de mosca-das-frutas e grafolita, pragas danosas às macieiras. “Para a mosca, utilizamos uma armadilha fechada, que podemos acompanhar o nível de infestação e decidir sobre a necessidade de controle químico. Para grafolita, usamos uma armadilha aberta com feromônio, utilizada em Bom Jesus, Vacaria, Caxias do Sul e Lajes (RS). Em Bom Jesus, a praga foi rapidamente eliminada, logo em seguida, Caxias e Vacaria. Hoje, essa região é livre da presença de grafolita. Por meio do monitoramento, segundo Pérès, foi possível eliminar a praga antes que ela atingisse níveis críticos nos campos. Este resultado surgiu com um trabalho em conjunto dos produtores da região, reforçando o cooperativismo entre eles.

 

USO MAIS EFICIENTE DOS RECURSOS O uso de moulching nos canteiros e telados sintéticos no entorno das mudas de melão reduziu os custos na propriedade da Agrícola Famosa e aumentou a eficiência da produção.

  • AGRÍCOLA FAMOSA: uma das líderes na exportação de frutas, tem um grande histórico de usos de prática de sustentabilidade. Seu sócio fundador, Luiz Roberto Barcelos, relata que as práticas de sustentabilidade se iniciaram há 20 anos, por conta da alta exigência dos compradores europeus, principalmente os ingleses. Ao passar dos anos, essa exigência também partiu de grandes varejistas nacionais. Num balanço desse período, Barcelos relata que “no começo, ter aderência aos critérios do conceito aumentou nosso custo para produzir, mas, com o passar do tempo, quem não se adequou às exigências, perdeu espaço no mercado de exportação e credibilidade também no mercado interno. Além disso, toda essa necessidade de controle sobre os procedimentos, acompanhando tudo que é feito até a fruta chegar ao destino, trouxe à Agrícola Famosa maior qualidade sobre o seu produto final”. Hoje, a companhia tem um departamento exclusivo para observar se os critérios de ESG (certificação, sustentabilidade, condições dos funcionários, entre outros) estão sendo atendidos. Barcelos ainda cita dois cases de sucesso que ajudaram a reduzir custos e elevar a competitividade da Agrícola Famosa, como o uso de moulching nos canteiros e telados sintéticos no entorno das mudas de melão. “Com o moulching, reduzimos a evapotranspiração das plantas, isto diminui em até 30% a necessidade de uso de água ao final do ciclo. Já o telado sintético cria uma espécie de “estufinha” envolta das mudas, ajudando na proteção contra pragas e, consequentemente, reduzindo o uso de defensivos e mitigando resíduos químicos”.

 

Ainda nesta semana, publicaremos exemplos de boas práticas de governança no setor de HFs - lembrando que já publicamos os casos de boas práticas sociais! E estes cases também foram relatados na edição de agosto da Revista Hortifruti Brasil.

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ABPM
Agrícola Famosa
ambiental
boas práticas
ESG
Luiz Roberto Barcelos
Maçã
meio ambiente
melão
Pierre Nicolas Pérès