×
Tomate
Junho 7, 2022
ESPAÇO HF: A cadeia do tomate de mesa no Brasil e os desafios futuros
Estudo englobou aspectos da produção, da cadeia e do consumo de tomates no Brasil

Por Manoel Oliveira
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPAÇO HF: A cadeia do tomate de mesa no Brasil e os desafios futuros Ver fotos

Piracicaba, 07 – A Comissão Nacional de tomate de mesa, com o apoio da UPL, solicitou ao Hortifruti/Cepea a realização de um estudo da cadeia brasileira de tomate. Esse estudo teve como objetivo criar um diagnóstico para a produção de tomate de mesa do Brasil, que servisse como base para montar ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva. O estudo englobou aspectos da produção, da cadeia e do consumo de tomates no Brasil, destacando os principais desafios e oportunidades.

Desde o início do trabalho, a preocupação era quantificar o nível de profissionalização da cadeia, tanto produtiva quanto de distribuição, e ficou bem claro que muitas mudanças ocorreram no setor, seja por conta de alterações trabalhistas e ambientais, mas também com foco nas boas práticas agrícolas e segurança do alimento para o consumidor.

Apesar de muitas mudanças já terem ocorrido, um dos principais desafios para a cadeia do tomate nos próximos 20 anos é a continuidade da profissionalização, tanto do setor produtivo quanto da cadeia de distribuição, com estratégias para redução de perdas em todos os elos. Um ponto importante que foi constatado é que boa parte (quase 80%) da produção de tomates do Brasil ainda passa pelos Ceasas, o que demonstra a importância da modernização dos sistemas destes entrepostos para a evolução da cadeia do tomate. Além disso, é necessária uma estratégia para voltar a subir o consumo do produto, que vem em queda desde meados de 2011.

Manoel Oliveira é diretor executivo do Ibrahort e Presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA. Juntamente com Nelson Mallmann, da Tomates Mallmann, participará da nossa live sobre o futuro da tomaticultura no Brasil, que ocorrerá no dia 22 de junho, quarta-feira, às 11h, no estande da Hortifruti Brasil na Hortitec. Para acompanhar o bate-papo, assista a transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube (canal Hortifruti Brasil). E caso você pretenda visitar a feira, não deixe de visitar o estande da Hortifruti Brasil, no Setor Azul (estande 42). Estaremos te aguardando!

 

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cadeia
cadeia de distribuição
consumidor
consumo
desafios
oportunidades
produção
segurança do alimento
tomate
tomate de mesa