04/03/2019

CITROS/CEPEA: Mesmo com reajuste positivo, estoques seguem limitados

Dados foram estimados pela CitrusBR

Por Caroline Ribeiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CITROS/CEPEA: Mesmo com reajuste positivo, estoques seguem limitadosVer fotos

Piracicaba, 04 – Dados divulgados na semana passada pela CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos) reforçam a perspectiva de que os estoques de suco de laranja em equivalente concentrado devem retornar a níveis críticos ao fim da atual temporada (2018/19). Ainda que a estimativa tenha sido reajustada para cima (em 36,7%) frente ao primeiro relatório, de agosto/18, o volume segue como um dos mais limitados da citricultura recente (o segundo menor desde 2010/11).

De acordo com a CitrusBR, os estoques finais nas indústrias paulistas (em 30 de junho de 2019) devem ser de apenas 200,56 mil toneladas de suco em equivalente concentrado. Este volume, caso se confirme, representaria uma redução de 41,5% frente ao registrado em 2017/18 (de 342,96 mil toneladas).

Este cenário, por sua vez, é reflexo da menor produção na atual temporada (2018/19), quase 29% inferior à passada, conforme o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), e dos estoques de passagem de junho/18 (referentes à safra 2017/18), que, embora positivos, não foram caracterizados como excessivos. Além disso, houve piora do rendimento industrial nesta safra, devido ao clima, demandando maior quantidade de fruta para a produção de suco.

Fonte: hfbrasil.org.br, CitrusBR e Fundecitrus

Tags: baixos estoques, citricultura, citros, citrusbr, estimativa de estoques de suco, estoques de suco de laranja, fundecitrus, perspectiva, queda na produção de laranja, rendimento industrial, safra 2018/19

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui