×
Citros
Fevereiro 10, 2022
CITROS/CEPEA: Fundecitrus confirma produção de laranja 21/22 em 264,14 milhões de caixas
Chuvas não vieram a tempo de reverter os impactos da seca

Por Isabela Camargo, Laleska Moda, Paula Benatti e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Fundecitrus confirma produção de laranja 21/22 em 264,14 milhões de caixas Ver fotos

Piracicaba, 10 – A terceira reestimativa do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), divulgada nesta quinta-feira, 10, indica que a produção de laranja na safra 2021/22 no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro deve totalizar 264,14 milhões de caixas de 40,8 kg, mesmo número previsto em dezembro, e 10% abaixo do estimado no início da temporada.

Segundo o Fundo, apesar da retomada das chuvas mais frequentes desde outubro do ano passado, elas não vieram a tempo de reverter os impactos da seca. O volume acumulado de maio/21 a janeiro/22 ainda ficou distante da média histórica para o período – 25% abaixo da normal climatológica. Com isso, o crescimento das laranjas foi prejudicado na safra, com menor peso médio. Vale lembrar, porém, que os frutos colhidos em fevereiro e março deste ano deverão ser um pouco maiores, já que foram beneficiados pelas recentes chuvas. 

O volume, por sua vez, continua insuficiente para recompor os estoques de passagem das indústrias paulistas. Segundo a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), o total armazenado no final da safra 2021/22 (em junho de 2022) deve ficar entre 170 e 190 mil toneladas de suco, em equivalente concentrado, abaixo do patamar estratégico de 250 mil toneladas. Vale lembrar, porém, que a entidade deve divulgar, ainda neste mês, sua atualização desta estimativa.

Fonte: hfbrasil.org.br, Fundecitrus e CitrusBR

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
citros
clima
estiagem
estimativa
fundecitrus
laranja
oferta
produção
safra
São Paulo
seca
triângulo mineiro