×
Citros
Novembro 23, 2023
CITROS/CEPEA: Clima pode prejudicar produção da próxima safra
Impactos, porém, ainda são incertos

Por Ana Carolina Koga de Souza e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Clima pode prejudicar produção da próxima safra Ver fotos

Piracicaba, 23 – A nova onda de calor que está atingindo o estado de São Paulo vem preocupando citricultores. As temperaturas estão mais elevadas do que as registradas na última onda – em setembro deste ano – e durando mais tempo. Diante disso, muitos citricultores acreditam que o clima deve prejudicar a produção da safra 2024/25, mas ainda é cedo para estimar os possíveis impactos.

Por enquanto, o que se verifica é que, nas áreas que estavam com chumbinhos, as altas temperaturas atrapalham o pegamento. Vale lembrar que, na onda de calor ocorrida em setembro, as áreas em fase de chumbinho (que haviam florido em agosto) foram as mais prejudicadas, tendo em vista que o clima resultou em queda destes pequenos frutos.

As áreas com floradas tardias (ocorridas em menos de 30 dias) também podem registrar danos por conta do calor – estas florações vieram mais cedo, e o estágio do desenvolvimento está mais avançado. Citricultores ainda indicam possíveis impactos sobre as frutas maiores, sobretudo as de árvores com alta incidência de greening, pouco enfolhadas e/ou malnutridas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calor
chumbinho
citros
florada
laranja
pegamento
safra
safra 2024/25
temperatura