×
Citros
Janeiro 23, 2019
CITROS/CEPEA: Baixa produtividade impulsiona valores em 2018
Primeiro trimestre deve ser de preços firmes para a pera

Por Caroline Ribeiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Baixa produtividade impulsiona valores em 2018 Ver fotos

Piracicaba, 23 – A menor oferta de laranja no cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro) em 2018/19 refletiu positivamente nas cotações da pera in natura em 2018: de maio em diante, os valores médios estiveram superiores aos de 2017 em todos os respectivos meses, em termos nominais. Assim, na média de todo o ano passado, o preço da pera, de R$ 27,57/cx de 40,8 kg, na árvore, superou em 10% a média de 2017.

A baixa produtividade, por sua vez, foi desencadeada por fatores climáticos (calor e seca) durante o desenvolvimento das frutas – principalmente no caso da pera, variedade mais impactada. Com o menor volume, a necessidade de matéria-prima permaneceu elevada nas indústrias no ano passado, controlando a disponibilidade no segmento de mesa.

PREÇOS SE MANTÊM? – Para o primeiro trimestre deste ano, a perspectiva é de que os preços da pera permaneçam positivos, devido à desaceleração da colheita (agora, restrita às temporãs e a volumes remanescentes de variedades tardias). Além disso, as temperaturas mais elevadas no período podem impulsionar o consumo de cítricos. O cenário, por sua vez, deve permanecer até meados de abril, quando as primeiras laranjas precoces de 2019/20 podem ser colhidas.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
citricultura
citros
colheita
cotação
HF Brasil
menor oferta de laranja
preços de laranja
produtividade
safra 2019/20
safra de laranja em 2018/19