×
Cenoura
Janeiro 18, 2023
CENOURA/CEPEA: Início do ano é marcado por aumento dos preços
Fortes chuvas limitam a oferta nacional

Por Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Início do ano é marcado por aumento dos preços Ver fotos

Piracicaba, 18 – Em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), houve aumento nas cotações da cenoura nas primeiras semanas do ano. A “suja”, que teve média de R$ 18,28/cx de 29 kg em dezembro/22, chegou a ser vendida a R$ 45,00/cx em janeiro (até 13/01), significativa valorização de 146%.

A alta nos preços é explicada pela redução da oferta nestas praças, reflexo das fortes chuvas. Devido à expressividade destas regiões na produção nacional, a disponibilidade ficou restrita e valorizou o produto.

Com o elevado índice pluviométrico, a entrada de maquinário nas terras para plantar e colher é dificultada, atrasando o andamento das safras e reduzindo a comercialização.

Diante das dificuldades na colheita da safra de verão 2022/23, produtores ainda estão comercializando raízes restantes de inverno. Mesmo com as fortes chuvas e uma pequena incidência de mela, de forma geral, produtores que detém maior tecnologia ainda estão conseguindo realizar a retirada das cenouras das lavouras com qualidade satisfatória.

Caso as chuvas continuem, a expectativa é que oferta continue restrita, podendo elevar ainda mais os preços.  

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
chuva
clima
cotação
cristalina
GO
MG
oferta
preço
são gotardo