×
Cenoura
Abril 25, 2023
CENOURA/CEPEA: Cotações atingem maior valor de 2023
Janela de oferta eleva preços em MG e em GO

Por Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Cotações atingem maior valor de 2023 Ver fotos

Piracicaba, 25 – Os preços da cenoura registraram alta em abril (até 20/04). Em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a cenoura “suja” foi vendida à média de R$ 77,50/cx de 29 kg, alta de 6,1% em relação a março.

O motivo foi a janela de colheita (causada pelas chuvas do início do ano), que restringiu a oferta e impulsionou ainda mais as cotações, que já estavam em níveis altos. O plantio e o desenvolvimento das áreas que seriam colhidas em abril foram afetados pelas chuvas de janeiro e fevereiro. Assim, o ciclo foi afetado, e as raízes precisaram de mais tempo para se desenvolver, restringindo a disponibilidade nas principais regiões produtoras e sustentando o aumento nos preços. Além disso, a qualidade das cenouras está ruim, reflexo da colheita antecipada e da incidência de doenças, como mela.

Mesmo com os problemas produtivos, o retorno está bastante positivo, com as cotações 150% superiores aos custos de produção estimados. A tendência é de que a oferta volte a se recuperar nos próximos dias, o que pode começar a baixar os preços no final de abril.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
chuva
clima
cotação
cristalina
demanda
doenças
GO
mela
MG
oferta
preço
qualidade
rentabilidade
são gotardo
triângulo mineiro