×
Cenoura
Janeiro 29, 2024
CENOURA/CEPEA: Chuvas prejudicam plantações e geram descartes de raízes em janeiro
Valorização da "suja" foi de 146% frente a dezembro

Por Ana Cavalcante, Luisa Purchio e João Diogo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Chuvas prejudicam plantações e geram descartes de raízes em janeiro Ver fotos

Piracicaba, 29 – O mês de janeiro foi marcado pela expressiva valorização de 146% das cenouras quando comparada ao mês anterior, com a “suja” sendo comercializada a R$ 121,17/caixa de 29 kg em Cristalina (GO) e MG. As principais praças produtoras contaram com um elevado índice pluviométrico na primeira quinzena de janeiro, prejudicando as plantações e reduzindo a oferta.

Em Caxias do Sul (RS), as fortes chuvas também continuam atrapalhando o plantio e a colheita e obrigando produtores a consumirem raízes de outros estados, como Santa Catarina.

Já em Irecê (BA), as chuvas estão sendo necessárias para o abastecimento dos reservatórios, que estiveram em níveis baixos nos últimos dois meses de 2023. Por outro lado, as precipitações afetam as lavouras, aumentando a incidência de doenças e descartes das raízes.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a safra de verão no RS e na BA está sendo fortemente prejudicada pelo clima, aumentando as chances de uma janela de oferta em fevereiro e março. Esta janela também pode ocorrer na principal região produtora do País, São Gotardo (MG), porém ainda não é algo concreto – vai depender dos níveis pluviométricos das próximas semanas: caso a chuva diminua, a janela poderá ser evitada. O Hortifruti/Cepea seguirá acompanhando o cenário nos próximos dias.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Caxias do Sul
cenoura
chuva
clima
cotação
cristalina
descarte
doenças
Irecê
oferta
preço
qualidade
são gotardo