×
Cenoura
Fevereiro 7, 2023
CENOURA/CEPEA: Chuvas em MG e GO: o cenário se repete
Assim como no verão 21/22, oferta é restrita e preços se elevam

Por Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Chuvas em MG e GO: o cenário se repete Ver fotos

Piracicaba, 07 – O mês de janeiro foi marcado por aumento dos preços da cenoura em todo o território nacional, diante da redução da oferta. Nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a “suja” foi vendida, em média, a R$ 47,41/caixa de 29 kg, aumento de 170% em comparação ao mês de dezembro.

O que limitou a produção foram as constantes chuvas nas principais regiões produtoras de cenoura, com exceção do RS, onde a oferta restrita é reflexo da seca. O elevado índice pluviométrico afeta o desenvolvimento das raízes e dificulta o plantio e a colheita da safra de verão, sendo o cenário similar ao do ano de 2022. Em janeiro de 2022, as chuvas foram um pouco mais intensas em São Gotardo (MG) e por isso os preços estavam 26% mais elevados, batendo recordes históricos em março do ano passado.

O clima chuvoso pode se manter em fevereiro, como foi nos primeiros dias do mês (1º ao 07/02), e isso pode continuar impactando negativamente no plantio e na colheita da temporada de verão 22/23, causando doenças, descartes e mantendo os preços em níveis mais altos.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
chuva
clima
cotação
cristalina
GO
MG
oferta
preço
safra de verão
são gotardo
seca