×
Cebola
Junho 2, 2023
CEBOLA/CEPEA: Safra de Ituporanga chega ao fim
Finalização dos estoques catarinenses deve abrir espaço para outras praças

Por José Kovac & João Diogo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Safra de Ituporanga chega ao fim Ver fotos

Piracicaba, 02 - A produção de Ituporanga (SC) está praticamente finalizada nesta semana (29/05 a 02/06). A região iniciou a comercialização de bulbos em novembro de 2022, em um momento de pico nas cotações no cenário nacional. Porém, no decorrer da safra, os preços foram caindo (em resposta à alta produção catarinense) mas ainda assim, acima dos custos. O destaque de Ituporanga foi a elevada produtividade obtida nas lavouras, com números maiores em comparação com anos anteriores, resultando em elevados níveis de estoque na localidade.

Esses resultados estão relacionados ao clima firme diante do menor aparecimento de doenças, além do controle de problemas causados por pragas. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, algumas áreas sofreram com o frio intenso no desenvolvimento dos bulbos, causando o florescimento, porém, de forma pontual. Com isso, a média das cotações nesta safra em Ituporanga (nov/22 a jun/23) foi de R$ 2,87/kg, 144% acima dos custos. Com o encerramento da produção catarinense, cebolas oriundas do Cerrado e do Nordeste devem ganhar espaço no mercado nacional daqui para a frente. 

Fonte: Hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
bulbos
cebola
hortaliças
onion
preço
salada