×
Cebola
Março 26, 2024
CEBOLA/CEPEA: Restrição de oferta e controle de importações marcam mês de março
Estoques do Sul se esgotaram

Por Vitor de Sene, Francisco Martinelli e Renata Meneses
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Restrição de oferta e controle de importações marcam mês de março Ver fotos

Piracicaba, 26 – Durante o mês de março, os estoques de cebola se esgotaram nas praças de São José do Norte (RS) e Irati (PR), segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. A demanda nacional tem sido abastecida pelo estoque de Ituporanga e Lebon Régis (SC), praças nas quais o volume remanescente também está no fim. Além disso, a fim de suprir a demanda nacional, o Brasil tem importado bulbos de países vizinhos, com destaque à Argentina.

No entanto, vale ressaltar que a entrada dos bulbos argentinos tem ocorrido de maneira lenta na fronteira de Porto Xavier, devido a uma forte fiscalização sanitária buscando controlar rigorosamente a entrada de possíveis cargas contaminadas, principalmente por insetos quarentenários. Outro motivo que também tem atrasado os embarques tem sido a chamada “Operação Padrão”, dos servidores públicos federais, que nesse período trabalham com contingente reduzido.

Ademais, vale ressaltar que a oferta de Irecê (BA) e do Vale do São Francisco (PE/BA), também se iniciou, porém de maneira limitada. O alto volume pluviométrico no período de plantio prejudicou tanto o volume semeado quanto a qualidade pós-colheita da hortaliça. A perspectiva de normalização deste cenário para as praças nordestinas deve ocorrer em meados de abril – já que o cenário climático no início do ano, quando elas foram plantadas, foi mais favorável.

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
estoque
fiscalização sanitária
greve
importação
Irati
Irecê
Ituporanga
Lebon Regis
oferta
Porto Xavier
São José do Norte
vale do são francisco