23/10/2020

CEBOLA/CEPEA: Preços chegam ao menor patamar da safra no Cerrado

Na parcial de outubro, preço está 47% inferior a setembro

Por Ana Clara Oliveira e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CEBOLA/CEPEA: Preços chegam ao menor patamar da safra no CerradoVer fotos

Piracicaba, 23 - Nesta semana (19 a 23/10), as cotações de cebola seguiram o comportamento de queda no Cerrado, registrando as mais baixas da temporada de outubro: R$ 20,08 no Triângulo Mineiro e R$ 19,43/sc de 20 kg em Cristalina (GO). A parcial deste mês (até o dia 23) caiu 47% em relação à média de setembro. Essa dinâmica de mercado continua influenciada pela baixa liquidez, que dificulta o fluxo de comercialização da hortaliça, bem como pela maior disponibilidade de bulbos no País.

O aumento da oferta no Nordeste também é um dos fatores que pressionaram as cotações, no geral. Ademais, houve antecipação da colheita em MG como medida de precaução às chuvas – que são esperadas nas próximas semanas. Além disso, em Cristalina, as chuvas no final do primeiro semestre deste ano dificultaram o plantio, o que ocasionaram em atrasos na finalização das colheitas no período de calendário normal da região – uma parcela da colheita está prevista para encerrar em dezembro.

Em ambas as regiões, de acordo com a Climatempo, a segunda quinzena de outubro começou mais úmida e a previsão é de ocorram precipitações até a primeira semana de novembro, com alto risco de temporais, o que pode dificultar a retirada e reduzir a comercialização dos cebolicultores que não possuem cebolas armazenadas em galpões. 

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cotação da cebola, preço da cebola, produção de cebola

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui