×
Cebola
Junho 26, 2023
CEBOLA/CEPEA: Oferta é menor em junho
Dificuldades afetam volume e qualidade nas praças

Por José Vitor Kovac e João Diogo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Oferta é menor em junho Ver fotos

Piracicaba, 26 – Com a finalização da safra de cebolas do Sul do País, e baixo volume de colheita nas regiões de São Paulo, de Cristalina (GO) e do Triângulo Mineiro, a oferta está sendo baixa, o que elevou os preços em todas as praças produtoras neste mês de junho.

Além da oferta reduzida, colaboradores de todas as regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, incluindo Irecê (BA), Vale do São Francisco (PE/BA), Piedade e Divinolândia (SP), afirmaram que houve um aumento na demanda pelos bulbos. Porém, mesmo com a procura acentuada neste mês em relação a maio, a qualidade das cebolas é considerada aquém do esperado, com problemas relacionados às chuvas durante o período de desenvolvimento (março, abril e maio), especialmente no Triângulo Mineiro (MG).

A região de Cristalina (GO) foi afetada por problemas parecidos, mas com menor impacto na produção, resultando em melhores produtividade e saída para a praça goiana. Enquanto isso, as lavouras do Nordeste também apresentaram dificuldades: a região de Irecê (BA) registrou alta ocorrência de caixa “tipo” 2, por problemas no desenvolvimento do bulbo devido o aparecimento de tripes. No Vale do São Francisco (PE/BA), os altos índices pluviométricos afetaram as roças, resultando em problemas de descarte e podridão, além de queda na qualidade.

Com estes fatores, a disponibilidade de cebolas foi menor ao longo mês, porém, uma retomada da oferta nacional pode ocorrer na segunda metade de julho, com a intensificação da colheita no Cerrado.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
chuva
clima
demanda
doenças
oferta
preço
produtividade
qualidade