×
Cebola
Fevereiro 27, 2023
CEBOLA/CEPEA: Mercado travado reduz cotações em fevereiro
Rentabilidade, porém, continua positiva ao produtor

Por José Vitor Kovac e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Mercado travado reduz cotações em fevereiro Ver fotos

Piracicaba, 27 – Durante o mês de fevereiro, o mercado de cebolas nacional foi afetado pela dificuldade de comercialização, e os preços registraram queda em relação a janeiro. Em Ituporanga (SC), a média de fevereiro foi de R$ 2,31/kg, recuo de 8,6% frente ao mês anterior. Apesar da desvalorização, os preços se mantiveram em níveis satisfatórios, suficientes para cobrir os custos (estimados em R$ 1,53/kg) e garantirem uma boa margem de lucro ao produtor.

O que gerou a “calmaria” no mercado foi a dificuldade de aceitação dos altos preços anteriores pelos compradores, enquanto produtores seguravam os estoques – que possuem boa qualidade. Ainda há um bom volume disponível para comercialização nas praças catarinenses, mas a expectativa é de melhora no escoamento a partir de março, com a finalização da safra no PR e RS.

A região Sul é a principal fornecedora no período, sendo que os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul praticamente esgotaram a comercialização da safra em fevereiro. As regiões de Ituporanga (SC) e Lebon Regis (SC) finalizaram a colheita, e as cebolas encontram-se armazenadas para serem escoadas até maio.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
colheita
cotação
custo de produção
estoque
Ituporanga
Lebon Regis
PR
preço
rentabilidade
RS
SC