×
Cebola
Dezembro 3, 2021
CEBOLA/CEPEA: Cenário de oferta no Sul é positivo, apesar de registrar perdas na produção
Preços quase não se alteram nesta semana

Por Larissa Angeli Costa e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Cenário de oferta no Sul é positivo, apesar de registrar perdas na produção Ver fotos

Piracicaba, 03 - A região de Ituporanga (SC) teve clima favorável nesta semana (29/11 a 03/12), com sol e pouca garoa, influenciando em boa qualidade da cebola e consequentemente, aumentando os pedidos. No geral, a produção apresentou resultados melhores neste ano, ainda que tenha registrado algumas perdas nas lavouras.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, houve problemas de florescimento por conta da falta de luz na primavera (principalmente no mês de outubro) e também baixas temperaturas, elevando a incidência de míldio e reduzindo o potencial produtivo. Assim, a produtividade não deve alcançar níveis elevados, mas é considerada satisfatória, no geral. Assim como no Nordeste, os preços dos insumos também irão afetar os lucros neste ano. Produtores que compraram insumo nos primeiros meses de 2021 terão maior lucratividade em relação àqueles que deixaram para depois.

O escoamento tem sido principalmente das cebolas das partes baixas do Estado, uma vez que não são armazenadas. Com relação ao mercado, quase não houve alteração nos preços, que variaram de R$ 1,40 a R$ 1,60/kg ao produtor – a amplitude se dá principalmente devido à qualidade do produto.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cotação da cebola
preço da cebola
produção de cebola