×
Cebola
Maio 8, 2020
CEBOLA/CEPEA: Cebola holandesa e mineira chegam ao atacado paulistano
Mas qualidade e volume são baixos

Por Marcelo Franzini Erhart de Barros e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Cebola holandesa e mineira chegam ao atacado paulistano Ver fotos

Piracicaba, 08 - Nesta semana (04 a 08/05), foram comercializadas cebolas de Minas Gerais e da Europa no atacado paulistano (Ceagesp). O volume dos recém-chegados produtos ao mercado ainda é restrito, e colaboradores do Hortifruti/Cepea relatam baixa qualidade e, por isso, estão sendo vendidos a preços inferiores.

O bulbo de Santa Catarina, por sua vez, mantém padrão mais satisfatório para comercialização: as cotações fecharam a R$ 3,85/kg (+4,2%) nesta semana. A falta da hortaliça no mercado, provocada pela finalização da safra catarinense, restrição da importação argentina e quebra da produção no Nordeste, mantém o preço atrativo – o que estimulou negociações para importação da Europa. A entrada pode ser mais frequente nas próximas semanas, mas vale ressaltar que a qualidade dos próximos lotes ainda é incerta e pode limitar o consumo.

A perspectiva é de baixa qualidade da cebola holandesa, pois são produtos da safra passada – armazenados em câmara fria. Quanto ao bulbo mineiro, as chuvas no início da safra foram responsáveis pelo baixo padrão, mas a tendência é de melhora gradual nos próximos lotes. Além disso, a retirada do bulbo verde para aproveitar o alto valor de mercado também prejudicou a qualidade.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
coronavírus cebola
cotação da cebola
preço da cebola
produtividade da cebola