×
Batata
Maio 11, 2021
BATATA/CEPEA: Safra das secas se inicia lentamente
Com a diminuição da oferta das águas, preços sobem

Por Luana Chiminasso, Victória Brito de Ceni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Safra das secas se inicia lentamente Ver fotos

Piracicaba, 11 – Na parcial de maio (1° a 10/05), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 96,29 (ponderados pela classificação) na média das lavadoras do País, valor 19,3% superior ao de abril – de R$ 80,67, também ponderado pela classificação. A alta nas cotações já era prevista, tendo em vista que maio costuma ser um período de entressafra na bataticultura, com a temporada das águas se encerrando e a das secas em fase inicial.

PERSPECTIVAS – As regiões paranaenses – Curitiba, Irati, São Mateus do Sul e Ponta Grossa – iniciaram a colheita da safra das secas já na primeira semana de maio, mas ainda em poucos volumes, o que pode refletir em novas altas nas cotações do tubérculo neste mês. A intensificação da oferta, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, está prevista apenas para junho.

Por conta do baixo volume de chuva, os tubérculos apresentaram problemas no enchimento – resultando em batatas de baixo calibre e, consequentemente, em menor produtividade. O clima seco também eleva a incidência de pragas, como a larva-alfinete e a mosca branca, as quais afetam a qualidade do tubérculo.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
colheita da safra das águas de batata
colheita da safra das secas de batata
cotação de batata
HF Brasil
mercado de batata
oferta de batata
preços de batata