11/05/2021

BATATA/CEPEA: Safra das secas se inicia lentamente

Com a diminuição da oferta das águas, preços sobem

Por Luana Chiminasso, Victória Brito de Ceni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
BATATA/CEPEA: Safra das secas se inicia lentamenteVer fotos

Piracicaba, 11 – Na parcial de maio (1° a 10/05), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 96,29 (ponderados pela classificação) na média das lavadoras do País, valor 19,3% superior ao de abril – de R$ 80,67, também ponderado pela classificação. A alta nas cotações já era prevista, tendo em vista que maio costuma ser um período de entressafra na bataticultura, com a temporada das águas se encerrando e a das secas em fase inicial.

PERSPECTIVAS – As regiões paranaenses – Curitiba, Irati, São Mateus do Sul e Ponta Grossa – iniciaram a colheita da safra das secas já na primeira semana de maio, mas ainda em poucos volumes, o que pode refletir em novas altas nas cotações do tubérculo neste mês. A intensificação da oferta, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, está prevista apenas para junho.

Por conta do baixo volume de chuva, os tubérculos apresentaram problemas no enchimento – resultando em batatas de baixo calibre e, consequentemente, em menor produtividade. O clima seco também eleva a incidência de pragas, como a larva-alfinete e a mosca branca, as quais afetam a qualidade do tubérculo.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: batata, Cepea, colheita da safra das águas de batata, colheita da safra das secas de batata, cotação de batata, HF Brasil, mercado de batata, oferta de batata, preços de batata

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui