×
Batata
Maio 4, 2023
BATATA/CEPEA: Preços sobem em abril, com proximidade do final da safra das águas
Sul é a principal região que abastece o mercado em maio

Por Laura Cestarioli, Isabela Baldini e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Preços sobem em abril, com proximidade do final da safra das águas Ver fotos

Piracicaba, 04 – No mês de abril, o preço da batata lavada tipo ágata registrou um aumento de 24,45% em relação ao mês de março, sendo comercializada a R$ 58,87/saca de 25 kg na média das lavouras do País – ponderada pela classificação. A valorização do tubérculo é reflexo da redução da oferta, devido à proximidade do final da temporada das águas.

Entretanto, para o mês de maio é esperado que as praças sulistas – Guarapuava (PR), Bom Jesus (RS) e Água Doce (SC) – ainda tenham significativo volume de oferta. Estima-se que, em Guarapuava, ainda haja 25% da área da segunda parte da safra a ser ofertada – uma pequena parte pode ser colhida só em junho. Bom Jesus deve colher os 20% restantes em maio, enquanto em Água Doce, a oferta já está reduzida há algumas semanas, e a estimativa é de que a região finalize, em maio, os 15% que restam.

Vale ressaltar a região da Chapada Diamantina (BA) segue no mercado com a oferta anual, e algumas áreas referentes à safra das secas também devem ser comercializadas pelas praças mineiras e paranaenses que iniciarão a temporada das secas em maio. Segundo colaboradores do Paraná, em torno de 10% da área total das secas deve ser colhida neste mês, com início lento das atividades, que ganha força após a segunda quinzena.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
água Doce
batata
Bom Jesus
chapada diamantina
colheita
cotação
guarapuava
oferta
preço
safra das águas
safra das secas