×
Batata
Abril 22, 2024
BATATA/CEPEA: Oferta se mantém estável em abril, e preços recuam pouco
Principais abastecedoras do mercado são Guarapuava, Água Doce e Bahia

Por Laura Cestarioli, Guilherme Abdalla e João Paulo Bernardes Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Oferta se mantém estável em abril, e preços recuam pouco Ver fotos

Piracicaba, 22 – Na parcial de abril (1º a 19), o mercado de batata mostrou-se praticamente estável em relação a março. Isso se deve, em grande parte, à área colhida, que se manteve semelhante à do mês anterior. Como resultado, os preços registraram uma redução de apenas 2%, com a batata sendo comercializada a R$ 78,19/saca de 25 kg (preço ponderado pela classificação) na média das lavadoras do País.

Neste momento, as principais regiões responsáveis pelo abastecimento do mercado são Guarapuava (PR) – que iniciou a colheita da segunda parte da safra no início de abril –, Água Doce (SC) e Bahia. Apesar da melhora da produtividade na maior parte das áreas em colheita (frente ao início da safra das águas), a qualidade das batatas tem variado de região para região. As altas temperaturas que persistiram ao longo deste mês e do anterior afetaram negativamente os tubérculos, especialmente os provenientes de Minas Gerais e da Bahia, resultando em qualidade mediana. Por outro lado, as batatas de Guarapuava e de Água Doce destacam-se pela melhor qualidade, uma vez que as lavouras em colheita foram beneficiadas por condições climáticas mais favoráveis, como temperaturas mais amenas e menor pluviosidade.

As previsões para maio apontam uma tendência de diminuição na oferta, à medida em que a safra das águas vai chegando ao fim. Porém, a Chapada Diamantina (BA) ainda deve manter um bom ritmo de colheita.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
água Doce
área
batata
chapada diamantina
chuva
clima
cotação
guarapuava
Minas Gerais
oferta
preço
produtividade
safra das águas