×
Batata
Dezembro 17, 2020
BATATA/CEPEA: Cotações recuam na parcial de dezembro
Porém, valores superam os custos em 108%

Por Juliana Acácio Toledo Parede, Luana Chiminasso, Luana M. M. Guerreiro, Victoria Brito de Ceni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Cotações recuam na parcial de dezembro Ver fotos

Piracicaba, 17 – Na parcial de dezembro (1° a 15), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 120,36 (ponderado pela classificação) na média das lavadoras do País, valor 4% abaixo do registrado em novembro. Mas, apesar da queda, as cotações ainda estão em patamares bastante atrativos aos produtores neste mês: comparando-se aos custos de produção, que ficaram na média de R$ 57,73/sc em novembro, os preços estão 108% mais altos.

A queda em relação ao mês passado é atribuída ao maior volume ofertado na safra das águas, cuja colheita se iniciou em novembro e segue se intensificando, devendo chegar ao pico entre os meses de janeiro e fevereiro. Por outro lado, o cenário de sustentação dos preços em bons patamares é atribuído ao fato de que as primeiras áreas colhidas na temporada das águas são no Sul do País, região que registra quebra de safra, devido à falta de chuvas, e também redução de área – decorrente de problemas de produção no ano passado.

Para as próximas semanas, a oferta de batata deve continuar aumentando, mas a expectativa é que os preços médios se mantenham acima dos custos de produção durante toda a safra.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
colheita de batata
cotação de batata
HF Brasil
oferta de batata
perspectiva para o mercado de batata
preços de batata
safra das águas de batata