×
Batata
Dezembro 14, 2023
BATATA/CEPEA: Com quebra na safra das águas, dezembro deve fechar com preços em alta
Safra de inverno está praticamente encerrada

Por Laura Cestarioli, Isabela Baldini e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Com quebra na safra das águas, dezembro deve fechar com preços em alta Ver fotos

Piracicaba, 14 – Com a conclusão quase total da safra de inverno de batatas, o mês de novembro foi marcado por oferta ligeiramente menor em comparação com a do mês de outubro, já que algumas praças que colhem a temporada das águas iniciaram a colheita. Diante desse cenário, a média dos preços da batata lavada tipo ágata ao produtor – ponderados pela classificação – aumentou 4,10% em relação a outubro, a R$ 55,88/saca de 25 kg.

As principais regiões que abasteceram o mercado nacional ao longo do mês foram Cerrado e Sul de Minas, Sudoeste Paulista e Chapada Diamantina – que oferta o ano todo. Novembro também se destacou pela entrada de um maior volume de batatas oriundas das regiões produtoras do Paraná já que, além da colheita em Curitiba – iniciada no mês anterior –, Irati, Ponta Grossa e São Mateus do Sul iniciaram as atividades da safra das águas na segunda quinzena de novembro. O mesmo ocorreu na praça de Ibiraiaras (SC). No entanto, apesar da entrada dessas regiões no mercado, o aumento de oferta não compensou a redução da safra de inverno, já que há quebra de safra nas águas.

Para dezembro, as regiões que colhem na temporada das águas devem intensificar ainda mais a colheita, porém com as adversidades climáticas, a produtividade é mais baixa, devendo haver redução na oferta. Na parcial de dezembro (1º a 12/12), a média de comercialização da batata lavada tipo ágata ao produtor – ponderados pela classificação – aumentaram 30,27% em relação a novembro, à média de R$ 75,09/saca de 25 kg. Contudo, em janeiro, com a safra das águas em um ritmo já forte (mesmo que tenha quebra) e um aumento expressivo de oferta na Chapada Diamantina, o volume deve aumentar.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
clima
colheita
cotação
oferta
preço
produtividade
quebra de safra
safra das águas
safra de inverno