×
Batata
Setembro 12, 2023
BATATA/CEPEA: Chuvas causam perdas no RS
Cenário também está resultando em atraso nos plantios

Por Laura Cestarioli, Isabela Baldini e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Chuvas causam perdas no RS Ver fotos

Piracicaba, 12 – Os plantios de batata da temporada das águas ocorrem na região Sul do País desde meados de julho, e estão ganhando cada vez mais força. No entanto, o clima mais ameno e chuvoso tem dificultado algumas atividades no campo, e causado danos em alguns casos, como em nas regiões gaúchas de Bom Jesus e Ibiraiaras, onde chuvas excessivas nesta semana causaram remoção de canteiros e lixiviação de nutrientes.

Além disso, algumas áreas cultivadas onde as plantas não emergiram correm o risco de ter perdas das sementes (apodrecimento), devido ao solo encharcado. Estima-se que as perdas de áreas nessas regiões sejam entre 10% e 15%, mas ainda pode haver perda de produtividade em função da lixiviação de nutrientes. Quanto às questões fitossanitárias, até o momento não há nenhum problema severo.

Em Ibiraiaras, o plantio começou em meados de julho, com 60% da área total cultivada até o final de agosto, e finalizado neste mês. O início da colheita de batata está previsto para novembro. Em Bom Jesus, os plantios foram iniciados na segunda quinzena de agosto, sendo que até o momento, cerca de 5% a 10% das áreas planejadas já foram cultivadas. A região está com o seu calendário de atividades atrasado devido a esse grande volume de chuvas. Desse modo, a previsão é de que as colheitas se iniciem em dezembro.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Bom Jesus
chuva
clima
Ibiraiaras
perdas
plantio
Rio Grande do Sul