×
Batata
Outubro 2, 2023
BATATA/CEPEA: Altas temperaturas impactam produção e oferta
Veja a análise por região

Por Laura Cestarioli, Isabela Baldini e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Altas temperaturas impactam produção e oferta Ver fotos

Piracicaba, 02 – As temperaturas extraordinariamente elevadas nas últimas duas semanas têm afetado significativamente o mercado nacional de batatas, influenciando na forma como as regiões produtoras têm conduzido suas atividades.

No Triângulo Mineiro, as condições climáticas adversas têm impactado negativamente a qualidade, com alguns casos de chocolate e uma grande parcela apresentando escurecimento na pele. Além disso, produtores relataram que a presença de traça foi intensificada. Em resposta a essa situação, as atividades foram aceleradas, com o objetivo de reduzir ao máximo os prejuízos. Estimativas apontam que mais de 90% das áreas destinadas à produção para o mercado in natura no Triângulo já foram colhidas, cerca de 5 a 10% a mais do que o esperado para o período.

Enquanto isso, no Sul de Minas, ainda não foram relatadas perdas significativas na qualidade das batatas, o que têm permitido um ritmo mais moderado da colheita. Assim, estima-se que o calendário de oferta não tenha apresentado grandes alterações, com a região tendo cerca de 85% da safra concluída. Uma situação semelhante se verifica em Cristalina (GO), onde, apesar do calor, as colheitas não ganharam velocidade devido aos preços considerados baixos. Até o momento, a qualidade dos tubérculos ofertados pela região é boa. No entanto, chuvas recentes trazem preocupações ao produtor quanto a possíveis perdas na qualidade, diante da menor resistência dos tubérculos após a mudança climática. A estimativa é de que, até o final de outubro, aproximadamente 95% da safra já tenha sido colhida em GO, restando muita pouca mercadoria para novembro.

Na Chapada Diamantina (BA), as colheitas seguem em um ritmo habitual. Conforme informado pelos produtores, apesar das altas temperaturas, a qualidade das batatas permanece satisfatória, o que possibilita que as colheitas continuem conforme o planejado. Além disso, até o momento, nenhum problema fitossanitário significativo foi mencionado.

No Sudoeste Paulista, as condições climáticas adversas têm sido enfrentadas com resiliência. Nesta região, produtores estão colocando à disposição as batatas prontas para a colheita, enquanto retêm aquelas que podem ser mantidas nos campos, com o objetivo de negociar preços mais favoráveis nas primeiras semanas de outubro, dado à expectativa de uma diminuição na oferta.

O clima excessivamente quente e seco está causando problemas na qualidade das batatas de Vargem Grande do Sul (SP), levando a um escurecimento muito rápido da pele. Além disso, existem relatos de perda de áreas na região, especialmente relacionadas a problemas fisiológicos, como a doença do chocolate. Em resposta, os produtores estão intensificando as colheitas para minimizar os prejuízos, embora as vendas estejam encontrando dificuldades devido ao grande volume de batatas no mercado. Diante disso, mais de 95% da safra se encontra concluída e a previsão é que a safra nesta praça seja encerrada até a primeira quinzena de outubro, restando para colheita apenas os campos com contratos com a indústria.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
calor
clima
doença
oferta
praga
prejuízos
produção
qualidade
temperatura