×
Banana
Abril 16, 2020
BANANA/CEPEA: Instrução normativa regulamenta pulverização aérea no setor
Aplicação é permitida para aqueles que adotam monitoramento adequado

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Instrução normativa regulamenta pulverização aérea no setor Ver fotos

Piracicaba, 16 – Amplamente difundida na bananicultura nacional, a técnica de aplicação de produtos fitossanitários por via aérea foi bastante debatida em 2019, quanto à sua eficiência e seguridade para os ecossistemas próximos às áreas produtivas. Isso porque, apesar de alguns casos de irregularidades relatados aos órgãos fiscalizadores, produtores defenderam a capacidade da pulverização aérea em controlar os patógenos e em minimizar custos com mão de obra.

Diante deste cenário, o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) publicou recentemente (08/04) a Intrução Normativa n° 13, no Diário Oficial da União, visando regulamentar essa atividade com uso de aeronaves agrícolas na cultura da banana. As aplicações serão legais apenas em propriedades que adotam sistemas de monitoramento constante de pragas e doenças e que estejam com a distância mínima descrita de mananciais, estações de captação de água, povoações e agrupamentos de animais.

Para realizar o serviço de pulverização aérea, produtores devem possuir o termo de compromisso para a contratação de serviços agrícolas, disponível no anexo da instrução normativa, disponibilizando todas informações necessárias e seguindo todas regras requeridas. Para conferir a instrução normativa completa, clique aqui.

Fonte: MAPA

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
aplicação de produtos fitossanitários por via aérea
banana
Cepea
Intrução Normativa n°13
Mapa
monitoramento de pragas e doenças em banana
pulverização aérea na cultura da banana