×
Banana
Abril 19, 2021
BANANA/CEPEA: Fungo R4T é detectado em bananais do Peru
Produtores da América do Sul estão em alerta

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Fungo R4T é detectado em bananais do Peru Ver fotos

Piracicaba, 19 – O Serviço Nacional de Saúde Agrária (Senasa) do Peru confirmou a descoberta do Fusarium raça tropical IV (R4T) em uma área produtiva na região noroeste do país, segundo notícia veiculada no portal Fresh Fruit. Após a detecção do fungo, foi acionado o procedimento nacional de emergência fitossanitária para controle e erradicação do R4T – o que também ligou um sinal de alerta em diversos países produtores de banana da América do Sul.

No Brasil, em resposta a essa alarmante notícia, diversas associações e cooperativas de produtores divulgaram comunicados que visam a instituição de boas práticas agrícolas para evitar que o fungo chegue ao País, e também solicitaram maior integração e monitoramento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para contingência da doença. Vale destacar que ainda não existe um procedimento padrão para controle do R4T, devido à sua transmissão pelo solo e baixa efetividade de defensivos agrícolas contra o patógeno.

Fonte: Fresh Fruit

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
Fusarium raça tropical IV (R4T)
HF Brasil
problemas fitossanitários na produção de banana
produção de banana
R4T
R4T no Peru