30/04/2021

BANANA/CEPEA: Baixas temperaturas chegam ao Norte de SC

Ocorrido deve reduzir o metabolismo da planta

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
BANANA/CEPEA: Baixas temperaturas chegam ao Norte de SCVer fotos

Piracicaba, 30 - Apesar de, geralmente, o clima esfriar de forma mais significativa nos meses à frente, o Norte de Santa Catarina já começou a apresentar temperaturas mais baixas nesta semana (26 a 30/04), visto a recém-chegada de massas de ar frio. A mínima registrada em Indaial (SP), por exemplo, foi de 12ºC no dia de ontem (29), de acordo com o Inmet.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, cuidados têm sido realizados para que isso não afete a qualidade da banana local – lembrando que a região catarinense ainda está se recuperando dos entraves climáticos do ano passado, não havendo grande volume da fruta sendo ofertado. Como as temperaturas mais baixas reduzem o metabolismo da planta, o que prolonga o período de maturação e enchimento do cacho, a oferta deve continuar controlada no norte catarinense.

E como está o mercado desta semana? A concorrência com as demais regiões produtoras pressionou as cotações no Norte de SC no período. A nanica de primeira qualidade foi vendida na média de R$ 0,44/kg, recuo de 21% em comparação a semana anterior. Para a próxima semana, agentes esperam uma leve melhora nas comercializações de banana, devido ao início de mês, que geralmente aumenta os volumes carregados.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: banana nanica, Cepea, concorrência com outras regiões, frente fria, HF Brasil, norte de SC, oferta controlada, preço de banana, queda de preço

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui