22/01/2020 às 23:00

BANANA/CEPEA: Águas do Velho Chico já têm data para chegar ao Ceará

Volumes devem chegar à Barragem de Jati no final de março

Por Rodolfo Hackmann e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
BANANA/CEPEA: Águas do Velho Chico já têm data para chegar ao CearáVer fotos

Piracicaba, 23 – As obras de transposição do Rio São Francisco para regiões mais secas ocorrem há anos. Mas, de acordo com notícias veiculadas pela mídia, o processo pode estar se aproximando da conclusão. Atualmente, sabe-se que as águas do "Velho Chico" devem chegar à barragem de Jati, no Ceará (um dos últimos estados), no final de março/20.

No  geral, esse projeto visa a construção de mais de 700 quilômetros de canais, a fim de desviar as águas do Rio São Francisco para Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, com o objetivo de auxiliar no abastecimento de áreas mais secas desses estados e favorecer a agricultura local (incluindo a fruticultura) – se atentando sempre aos possíveis impactos ambientais do processo.

Após chegar à barragem de Jati, as águas devem seguir até o Açude Castanhão, também no Ceará. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, isso pode favorecer a produção de várias frutas no estado – dentre elas, a de banana, visto que a cultura requer grande quantidade de água para seu pleno desenvolvimento. Assim, bananicultores (incluindo exportadores da fruta), podem investir mais na cultura do local em 2020.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: abastecimento de água para a fruticultura, banana, Cepea, fruticultura do Nordeste, produção de banana, transposição do Rio São Francisco

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui