×
Alface
Julho 12, 2019
ALFACE/CEPEA: Geada atinge lavouras paulistas
Qualidade afetada desvalorizou a folhosa

Por Isabela Camargo e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Geada atinge lavouras paulistas Ver fotos

Piracicaba, 12 - Os preços das folhosas apresentaram nova queda nas regiões de Ibiúna e Mogi das Cruzes (SP) nesta semana (08 a 12/07). O motivo do enfraquecimento das vendas foi a frente fria destes últimos dias, que resultou em menor consumo das folhosas.

No entanto, produtores relataram que as sobras foram menores em relação às semanas anteriores, por conta da redução do volume nas roças, com a diminuição do plantio em maio. Em relação à qualidade, as geadas localizadas – principalmente na região de Ibiúna – que ocorreram nos dias 6 e 7/07, impactaram diretamente na qualidade inferior dos pés, os quais manifestaram problemas com míldio e queima das bordas, apesar do alto controle fitossanitário realizado.

Mesmo com o menor volume, a qualidade inferior desvalorizou a alface: a crespa teve cotação média de R$ 13,83/cx com 20 unidades em Mogi das Cruzes, desvalorização de 4,60% frente à semana anterior. Em Ibiúna, a queda dos preços também foi intensificada, porém, o cenário pode se inverter nas próximas semanas. Isso porque, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, produtores do Sul – afetados com a geada intensa e, consequentemente elevadas perdas – devem buscar alfaces na região de Ibiúna e Piedade, influenciando positivamente em um melhor escoamento e aumento dos valores. 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
Cepea
cotação da alface
preço da alface
produção
produtividade