×
Alface
Abril 23, 2024
ALFACE/CEPEA: Clima desfavorável prejudica lavouras do cinturão verde paulista e impulsiona cotações
Cenário é ainda mais restrito em Teresópolis

Por Julia Wisnieski e Renata Meneses
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Clima desfavorável prejudica lavouras do cinturão verde paulista e impulsiona cotações Ver fotos

Piracicaba, 23 – O mês de abril vem sendo marcado por desafios aos produtores de alface. No cinturão verde paulista, a combinação de elevadas temperaturas, amplitudes térmicas e chuvas em excesso prejudicou consideravelmente as lavouras e as produções. Além de defasagens na oferta, a qualidade das hortaliças ficou aquém do esperado, e assim, as cotações foram impulsionadas. Em Ibiúna (SP), por exemplo, na parcial de abril (1º a 19/04), as cotações da crespa aumentaram 47,4% frente à média de abr/23, em termos nominais.

Em Teresópolis (RJ), o cenário foi ainda mais prejudicial: o excessivo índice pluviométrico de março – que teve acumulado de 600 mm, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não só prejudicou o volume que estava sendo colhido naquele momento, mas também dificultou o plantio, o que reduziu ainda mais a oferta de abril, fazendo-se necessário a compra de alfaces de outras regiões (como as praças paulistas), a fim de cobrir a demanda do estado. Na praça fluminense, os preços também subiram, e o preço da caixa da americana com 12 pés, na parcial de abril, é 78,9% superior ao mesmo mês de 2023, também em termos nominais.

Fonte: hfbrasil.org.br e Inmet

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
amplitude térmica
chuva
cinturão verde
clima
cotação
ibiuna
oferta
preço
qualidade
temperatura
teresópolis