×
Batata
Dezembro 23, 2016
BATATA/CEPEA: Oferta deve aumentar na temporada das águas 2016/17
Chuva favorece produção

Por Lenise Molena e Emanuel Filho
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Oferta deve aumentar na temporada das águas 2016/17 Ver fotos

A oferta de batata da safra das águas 2016/17 está prevista para superar a de 2015/16. Esse aumento da disponibilidade é devido principalmente à previsão de boas condições climáticas no período – com chuvas menos volumosas –, que devem favorecer a produção. O fenômeno La Niña deve ocorrer em menor intensidade até o fim do verão. No início da safra das águas (novembro), esse cenário, com boa produtividade no Sul de Minas Gerais e no Paraná, já pôde ser observado.

O aumento da área plantada também deve impulsionar a oferta na temporada. Em Guarapuava (PR), a área aumentou 20% (entre a 1ª e a 2ª safra) este ano, frente a 2015. A região de Água Doce (SC) também deve ter sua área ampliada em 10%. Apesar do bom desenvolvimento das lavouras, em setembro, produtores catarinenses relataram a necessidade de 20 dias de irrigação, prática pouco utilizada nos últimos cinco anos. Em São Mateus do Sul (PR), um aumento de cerca de 200 hectares também está previsto. No Cerrado mineiro, o aumento da área deve ser de mais de 10%, para atender à indústria, não devendo impactar na oferta para o mercado.

Leia mais sobre as projeções de batata em https://www.hfbrasil.org.br/br/estatistica/batata.aspx.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
2016/17
batata
Cepea
chuva
clima
HF Brasil
HFBrasil
Hortifruti Brasil
produção
safra