×
Uva
Outubro 10, 2017
UVA/CEPEA: Cotações de red globe podem reagir
Em agosto e setembro, valores foram pressionados

Por Henrique Sarmento e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Cotações de red globe podem reagir Ver fotos

Piracicaba, 10 – Os preços da uva red globe devem aumentar neste mês, devido à diminuição da oferta no Vale do São Francisco (PE/BA) – a maioria dos produtores se programa para colher a variedade entre julho e setembro. 

Em agosto e setembro, por outro lado, as cotações da red globe foram pressionadas, mesmo com o bom volume exportado nesses meses, especialmente para a Argentina. Assim, o preço médio da variedade embalada no mercado doméstico entre julho e setembro/17 foi de R$ 6,09/kg no Vale, valor 14,8% inferior ao dos mesmos meses de 2016. 

Em julho, período de início da colheita, as cotações normalmente são superiores às dos meses seguintes, devido à baixa oferta. Porém, neste ano, por conta do atraso de maturação de alguns lotes, um maior volume da fruta foi negociado mais tardiamente, pressionando as cotações. 

Mesmo com a redução da oferta da uva, espera-se que comecem a chegar no Brasil os lotes de red globe do exterior, principalmente vindos da Itália, Espanha e Peru, situação que pode limitar a valorização.

As exportações de uvas frescas para a Argentina, por sua vez, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), somaram 1,4 mil toneladas de julho a setembro, volume 202% superior em relação aos mesmos períodos de 2016. É importante ressaltar que o calendário de exportação da red globe é iniciado em momento anterior ao das variedades sem sementes.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
brasil
cotações
exportações de uva
oferta
produção de uva
red globe
uva do Vale
vale do são francisco