×
Melão
Novembro 28, 2017
MELÃO/CEPEA: Festividades favorecem o consumo no final de ano
Contudo, a baixa produtividade e a crise econômica podem afetar o cenário em 2017

Por Marcela Barbieri e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Festividades favorecem o consumo no final de ano Ver fotos

Piracicaba, 28 – Durante as festas de fim de ano, geralmente, a comercialização de melão aumenta, devido às "preparações das mesas". Este cenário costuma ocorrer tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Contudo, o resultado pode ser diferente neste ano. 

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, os principais entraves às boas vendas registradas neste período podem ser a baixa produtividade do Rio Grande do Norte/Ceará e, até mesmo, o menor volume cultivado para este fim no Vale do São Francisco (BA/PE) – normalmente, o Vale intensifica o plantio em outubro, para colher nas festas de fim de ano, o que não ocorreu em 2017. Além disso, há de se considerar que a crise econômica ainda poderá impactar o consumo.

Vale lembrar que ambas as regiões produtoras de melão vêm sofrendo com a crise hídrica nos últimos anos e, por isso, têm apresentado limitantes para a cultura. Neste ano, inclusive, os calibres pouco satisfatórios afetaram a comercialização em certos períodos. Além disso, pragas também foram observadas nas regiões, impactando a produção.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
baixa produtividade
comercialização de melão
consumo
crise hídrica
festas de fim de ano
melão
melão do Vale
produção de melão