×
Alface
Julho 26, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Telhado verde
Mercearia canadense cultiva hortaliças no telhado da própria loja

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Telhado verde Ver fotos

Piracicaba, 26 – Mais de 30 variedades de hortaliças orgânicas são cultivadas por uma família de Montreal, no Canadá. A novidade? Esta produção ocorre no telhado de um prédio! Assim, no mesmo local onde funciona a mercearia IGA Extra Famille Duchemin, ocorre o cultivo dos produtos – o que, conforme os proprietários, caracteriza o comércio como o primeiro do segmento a trabalhar com este sistema no país. O projeto em questão é realizado pela empresa canadense Green Roof, especializada na instalação de "telhados verdes".

Entre algumas das culturas (todas com certificação orgânica), a família Duchemin oferta tomate, alface, berinjela, rabanete, couve e manjericão. Com um tipo de solo mais superficial, há restrição ao produto que pode ser cultivado ali (raízes grandes, por exemplo, ficam de fora). 

Já em relação aos custos para a instalação do projeto, embora sejam elevados, os proprietários afirmam que os produtos são vendidos pelo mesmo preço de outros orgânicos. Ao periódico Motreal Gazette, o co-proprietário do comércio, Richard Duchemin, relatou que a ideia surgiu no intuito de fomentar a produção local, já que os moradores do bairro demonstravam interesse em adquirir produtos dos quais conhecessem a origem. 

Além disso, a proposta também pode servir como um incentivo a outras lojas, de se preocupar com a procedência do que comercializam, bem como aos benefícios ambientais. A irrigação da horta, por exemplo, é realizada com água coletada do sistema de desumidificação do espaço – que, normalmente, seria descartado.

Será que esta ideia poderia funcionar na agricultura urbana no Brasil?

Fonte: montrealgazette.com

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
agricultura urbana
Canadá
green roof
hortaliças
produção orgânica
telhado verde