×
Alface
Fevereiro 16, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Ranking HF Brasil - Janeiro
Confira quais foram os três hortifrutícolas mais valorizados no mês

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Ranking HF Brasil - Janeiro Ver fotos

Piracicaba, 16 – Você sabe quais os hortifrútis que mais se valorizaram e quais tiveram as maiores quedas nos preços em janeiro? Dos 13 produtos acompanhados pelo Hortifruti/Cepea, entre frutas e hortaliças (citros contempla laranja, tangerina e lima tahiti), a maioria dos resultados foi desfavorável: entre dezembro/16 e janeiro/17, oito registraram quedas nas cotações, enquanto cinco se valorizaram no mesmo comparativo. Os valores se referem tanto à comercialização no atacado paulistano (Ceagesp) quanto nas regiões produtoras.

No mês, boa parte dos produtos com as cotações em alta foi impactada pelo clima, com chuvas em excesso e períodos de forte calor, que reduziram a produtividade e aumentaram a incidência de doenças. Para outras variedades, por outro lado, o início de ano é comumente marcado pela redução da oferta.

Hoje, no Ranking HF Brasil, confira quais foram os produtos com as maiores altas dos preços em janeiro:

1° MANGA TOMMY: Maior alta entre todas as frutas e hortaliças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, a manga tommy se valorizou 153% em relação a dezembro/16, reflexo da oferta reduzida da variedade, restrita apenas à região do Vale do São Francisco – em São Paulo, a oferta está restrita à palmer. Já em relação ao mesmo período do ano passado, as cotações da fruta estão praticamente estáveis.

2° CENOURA: A “suja” ficou em segundo lugar entre os produtos mais valorizados em janeiro, com 46% de alta em relação a dezembro/16 – mas 70% inferior a janeiro do ano passado. Após meses em baixa, o produto se recuperou, principalmente a partir do fim do mês, quando foi registrada uma ligeira redução na disponibilidade. Contudo, as cotações ainda não superaram os custos de produção, que também se elevaram no período.

3° ALFACE: Em terceiro lugar, a alface crespa teve 35% de aumento nos preços em relação a dezembro. Se comparado ao mesmo período do ano passado, porém, a variedade desvalorizou 30%. Devido aos prejuízos com a safra de inverno em 2016 e à baixa comercialização no início da safra de verão, produtores acabaram reduzindo o plantio para o início deste ano. Além disso, o calor e as chuvas volumosas em janeiro reduziram a qualidade da alface, aumentando os descartes e diminuindo ainda mais a oferta nos campos.

Quer saber quais foram os produtos com maior desvalorização em janeiro? Confira, amanhã (17), no site da HF Brasil.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Hortifruti Brasil
hortifrútis cotações
preço alface
preço cenoura
preço manga
preços janeiro
ranking hf brasil