×
Maio 7, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características da abóbora no BR
MG, GO, SP, BA, PR e SC correspondem a 84% do total comercializado

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características da abóbora no BR Ver fotos

Piracicaba, 07 – Os principais produtores de abóbora no Brasil são Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Bahia, Paraná e Santa Catarina. O plantio é realizado com sementes híbridas ou mudas, sendo que as regiões ideais para a atividade são as com clima quente e úmido.

No geral, a rentabilidade é boa, mas os lucros podem variar de acordo com o período de colheita, já que o excesso de oferta pode pressionar as cotações. Além disso, a demanda é restrita ao mercado nacional e costuma ser satisfatória, sendo que o pico é atingido no inverno. Vale destacar, ainda, que a procura pelo produto tem aumentado nos últimos anos, devido às suas propriedades nutricionais.

O maior desafio para produtores de abóbora é quanto à época de comercialização, sendo necessário conhecer o mercado para obter boa rentabilidade. O alto preço do frete em algumas regiões também pode dificultar o escoamento.

A demanda pela abóbora, principalmente pela variedade japonesa (cabotiá), tem se elevado, e o retorno é relativamente rápido, visto que o ciclo é de poucos meses. Com o manejo adequado, a cultura se adapta facilmente a vários tipos de solo, e, no caso da moranga, é uma boa opção para rotação de culturas. Em boas janelas de oferta, a receita pode alcançar patamares bem superiores aos custos.

Mais informações sobre o cultivo de abóbora (e de outros seis produtos) estão na edição de abril da Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abóbora
abóbora no Brasil
características de produção
desafios
novos mercados
oportunidades
produção de abóbora
revista Hortifruti Brasil