×
Janeiro 17, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Exportação nacional pode ter amparo do governo
Criado pelo Mapa, Plano Nacional deve apoiar fruticultura brasileira nos próximos anos

Por Rogério Bosqueiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Exportação nacional pode ter amparo do governo Ver fotos

Piracicaba, 17 – Ocupando a 3ª posição no ranking dos maiores produtores mundiais de frutas, o Brasil pode ter o apoio do governo no que se refere às políticas e estratégias de ação para o setor nos próximos anos.

Com o objetivo de avançar na qualidade da produção, aumentar o consumo interno de frutas e otimizar o volume destinado ao mercado externo, o Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura, criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – com previsão de lançamento para o próximo mês – já vislumbra melhor posição para o Brasil entre os exportadores de frutas. Atualmente, o País está na 23ª colocação.

Como reportado pela Revista Hortifruti Brasil, na edição de novembro/17, a demanda externa (sobretudo na Europa) por frutas produzidas no Brasil é crescente. Contudo, a ausência de estratégias e políticas internas poderia ameaçar o mercado nacional frente aos grandes concorrentes, dificultando a obtenção de resultados ainda mais positivos e o aumento da competitividade.

Com isso, o assessor da Secretaria-Executiva do Mapa, Ricardo Cavalcanti, aponta que a adoção de políticas de médio e longo prazos, compreendendo parceria público-privada em conexão com as demandas de mercado, poderiam minimizar esses impactos. Ainda conforme o assessor, se consideradas apenas as frutas frescas, os avanços dos últimos 15 anos, alcançados pelas exportações brasileiras, são pouco expressivos.

A fruticultura brasileira é uma das mais diversificadas do mundo, com expressiva geração de empregos no campo, na agroindústria, em toda a cadeia produtiva, no agroturismo e na esfera de fornecedores de insumos e serviços, além da renda nos mercados interno e externo.

Em 2017, as exportações brasileiras somaram 784 mil toneladas de frutas, com receita de US$ 852 milhões, segundo notícia publicada pelo Mapa. Apesar dos bons resultados, a adoção da Política Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura pode subsidiar as apostas positivas da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados) para 2019: alcançar a meta de US$ 1 bilhão com envios de frutas ao exterior.

Fonte: Mapa e Abrafrutas

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
exportações de frutas
frutas do Brasil
fruticultura brasileira
Mapa
Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura