×
Março 15, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Brasil pretende elevar consumo de hortifrútis até 2019
Meta integra programa da ONU que busca frear o aumento da obesidade no mundo

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Brasil pretende elevar consumo de hortifrútis até 2019 Ver fotos

Piracicaba, 15 – Em compromisso com a promoção da alimentação saudável, o Brasil pretende reduzir o consumo de refrigerantes, por exemplo, e aumentar o de frutas e hortaliças in natura nos próximos três anos. A meta integra o programa da ONU (Organização das Nações Unidas) "Década de Ação das Nações Unidas para a Nutrição (2016/2025)", um incentivo mundial às dietas saudáveis e sustentáveis, e foi apresentada ontem, 14, pelo Ministério da Saúde, durante o Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, em Brasília.

Com a proposta de "descascar mais e embalar menos", o Brasil pretende, até 2019, conter o crescimento da obesidade na população adulta, reduzir o consumo de refrigerantes e sucos artificiais em 30% e ampliar em, no mínimo, 17,8%, o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente. Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, mais da metade dos brasileiros adultos está com excesso de peso – ao mesmo passo em que aumenta o consumo de alimentos ultraprocessados. 

Já entre as crianças, a ingestão de ultraprocessados tem começado cada vez mais cedo: 40,5% dos menores de cinco anos consomem refrigerante regularmente, segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (2006), enquanto 60,8% dos menores de dois anos consomem biscoitos ou bolachas recheadas, conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (2013).

Fonte: Portal da Saúde/Ministério da Saúde

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentação de qualidade
alimentação saudável
Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil
frutas
hortaliças
ministério da saúde