×
Tomate
Julho 19, 2016
Geada prejudica lavouras de batata em MG
Produtividade no Triângulo mineiro pode ser 25% menor

Por Lenise Andresa Molena
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Geada prejudica lavouras de batata em MG Ver fotos

As geadas na madrugada da última segunda-feira (19) ocorreram nas regiões produtoras de batata, especialmente na região de Uberaba e São Gotardo, no Triângulo Mineiro. O congelamento nessas regiões pode causar problemas futuros na produção local, pois interfere no enchimento dos tubérculos e, posteriormente, na produtividade. Produtores estimam quebra de até 25% na produtividade nessas praças.

Em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, também houve geada, mas os danos à bataticultura ainda não foram reportados. 

Também geou em Vargem Grande do Sul (SP) e no Sudoeste Paulista. Na primeira praça, o fenômeno ocorreu em regiões onde produtores estão plantando, portanto, não houve problemas. No Sudoeste, as geadas foram de baixa intensidade e em áreas de baixada, mas também não deve prejudicar qualidade e produtividade.

No Paraná, estado onde as geadas são comuns nesta época, a maioria dos produtores já terminou a colheita, assim os impactos do clima não devem afetar a produção. 
O frio intenso ainda não refletiu nas cotações da batata neste início de semana. Na última segunda, a ágata padrão especial foi comercializada por volta de R$ 131,00/sc de 50 kg, estável em relação à sexta-feira passada, 15.

TOMATE

A massa de ar polar também causou geada em algumas regiões produtoras de tomate na segunda-feira, 18. Em Mogi Guaçu (SP) e em Araguari (MG), as geadas ocorreram em áreas mais baixas e em pontos isolados, não afetando a produção. 

A Hortifruti Brasil continua acompanhando clima nas regiões produtoras de frutas e hortaliças, e mais informações serão publicadas no site e nas redes sociais ao longo da semana. 

 

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
araguari
batata
geada
Minas Gerais
Mogi Guaçu
são gotardo
tomate
triângulo mineiro
Uberaba