×
Batata
Junho 15, 2016
GEADA PREJUDICA LAVOURAS DE BATATA DO SUL DE MG E PR
Danos foram mais severos em MG

Por Por Guilherme Giordano Paranhos e Lenise Andresa Molena
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
GEADA PREJUDICA LAVOURAS DE BATATA DO SUL DE MG E PR Ver fotos

A mais forte onda de frio do ano ocorrida nesta semana provocou geada em algumas lavouras de batata do Sul de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

No sul mineiro, houve geadas intensas em algumas áreas no último fim de semana e começo desta, prejudicando algumas lavouras. Em Pouso Alegre, por exemplo, houve relatos de que o congelamento chegou a “queimar” praticamente uma área inteira (com plantas de 40 dias), o que pode comprometer o desenvolvimento e enchimento dos tubérculos.

No estado paranaense, houve geada de intensidade média em praticamente todas áreas entre os dias 9 e 13, o que pode deixar os tubérculos mais miúdos no final de safra. Isso pode reduzir ainda mais a produtividade da região, que está já aquém do esperado. Como alguns produtores já finalizaram colheita, entretanto, o congelamento não afetou de forma significativa a produção do tubérculo no estado.

Também houve geada no Sudoeste Paulista, mas não deve prejudicar a bataticultura local. Isso porque o frio não foi tão intenso como em Minas Gerais e no Paraná e as plantas já estão na fase final de desenvolvimento. Outra região em SP que também está em atividade no campo é Vargem Grande no Sul, onde também houve geada fraca mas não causou danos.

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
geada
HF Brasil
Hortifruti Brasil
Paraná
site
Sul de Minas