×
Tomate
Julho 5, 2018
ESPECIAL HORTALIÇAS: Custo de produção de tomate em Caçador - grande escala
Volume comercializado é maior na temporada 2017/18

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPECIAL HORTALIÇAS: Custo de produção de tomate em Caçador - grande escala Ver fotos

Piracicaba, 05 – A produção de grande escala de tomate de mesa em Caçador (SC) se mantém em 25 hectares na safra 2017/18, conforme publicado na edição de junho da revista Hortifruti Brasil. A produtividade estimada foi de 3.500 caixas/há ou de 350 caixas a cada mil plantas (a mesma da pequena escala de produção), registrando aumento de 2,9% na produtividade frente à safra anterior.

Apesar de, na última temporada, problemas com doenças e pragas terem afetado mais lavouras do que na anterior, a produtividade foi um pouco maior, devido aos bons preços de mercado – visto que tudo o que foi produzido foi comercializado (exceto os descartes por qualidade), enquanto que, na safra anterior, parte da produção foi descartada diante das baixas cotações. O perfil da mão de obra temporária continua o mesmo, ou seja, dois funcionários por hectare, que normalmente são registrados pelo produtor por um período médio de 6 meses, recebendo um salário mínimo mais comissão.

O produtor de grande escala, na maioria dos casos, arrenda a terra para o cultivo, sendo que o valor recebido reduziu 16,7% frente ao ano anterior, passando de R$ 3.000,00/ha para R$ 2.500,00/ha – voltando ao mesmo valor de dois anos atrás. O motivo da queda no valor do arrendamento se deve à menor procura por terras, possivelmente impactado pela baixa rentabilidade na atividade em 2017.

Para conferir o estudo completo e as tabelas de custos de produção desta região, acesse a edição de junho da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
custos de produção
custos de tomate
produção de tomate
produtividade
tomate
tomate em Caçador