×
Citros
Junho 5, 2017
CITROS/CEPEA: Produção de cítricos argentinos pode reduzir 10% em 2017
Mesmo assim, país se considera capaz de abastecer mercado brasileiro

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Produção de cítricos argentinos pode reduzir 10% em 2017 Ver fotos

Piracicaba, 05 – Com as recentes liberações da entrada de cítricos argentinos nos Estados Unidos e no Brasil, barradas desde 2001 e 2009, respectivamente, por questões fitossanitárias, cresce a preocupação do país sul-americano quanto ao volume de fruta produzido. Isso porque, em decorrência dos danos causados pelo clima – chuvas constantes em 2016 e 2017 – a produção citrícola da Argentina pode diminuir em pelo menos 10% em relação a 2016, conforme estimativa da Federação Argentina de Cítricos (Federcitrus). 

Para 2017, a previsão é de que a produção de frutas cítricas atinja 2,6 milhões de toneladas, queda de 13% ante os quase 3 milhões do ano passado e de 26% em relação à média dos últimos dez anos (de 3,5 milhões de toneladas ao ano). Segundo notícia do jornal El Cronista, o presidente da Federação, José Carbonell, afirma que além dos fatores climáticos, outras questões têm impactado o setor, como a redução dos investimentos (reflexo de três anos de preços baixos do suco e das frutas frescas) e a perda gradual da competitividade no mercado internacional. 

EXPORTAÇÕES – Ainda segundo o periódico, mesmo considerando esta redução, Carbonell avalia que a Argentina seria capaz de abastecer os novos mercados (Brasil e EUA), uma vez que poderia, por exemplo, reduzir o volume destinado ao processamento industrial. Para o Brasil, especificamente, produtores esperam se desenvolver no mercado de cítricos doces.

Segundo o portal Fresh Plaza, cerca de cinco mil toneladas de tangerinas e toranjas argentinas devem entrar no Brasil em uma primeira fase dos envios, enquanto nos EUA, a previsão de embarques é de cerca de 420 caixas de limões (neste caso, apenas como um volume simbólico, em comemoração à reabertura do mercado).

Fonte: Fresh Plaza e El Cronista

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
argentina
brasil
citricultura
estados unidos
exportações
mercado internacional
produção citros