×
Batata
Maio 4, 2017
BATATA/CEPEA: Geada em Guarapuava não prejudica produção
Temperaturas atingiram 1°C no fim de semana

Por Lenise A. Molena, Emanuel P. Filho e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Geada em Guarapuava não prejudica produção Ver fotos

Piracicaba, 04 – A geada e as baixas temperaturas que atingiram a região de Guarapuava (PR) no fim da semana passada (entre 27 e 28/04), não prejudicaram significativamente a oferta local de batatas nesta semana (1º a 04/05). Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a temperatura teria chegado a 1°C. Ao Hortifruti/Cepea, bataticultores locais relataram que as perdas ocasionadas pelo fenômeno foram pequenas. 
 
Segundo agentes, os maiores problemas podem ocorrer em talhões destinados à batata semente, já que estes foram semeados mais tardiamente em relação à batata para consumo. Nos talhões com destino ao mercado in natura, por sua vez, a maior parte já está em final de ciclo, portanto, as perdas em produtividade podem ser baixas, visto que os tubérculos não crescem. Já a qualidade, sobretudo na formação da pele, pode ser mais impactada. 

Os profissionais seguem atentos às previsões climáticas na região – que devem permanecer entre 10°C e 24°C nos próximos quatro dias (05 a 08/05), segundo o Simepar.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
geada
guarapuava
oferta
Paraná
temperatura