×
Banana
Setembro 27, 2017
BANANA/CEPEA: Exportações recuam 61% na parcial de 2017
Embarques devem fechar o ano em baixos patamares

Por Giulia Rodrigues e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Exportações recuam 61% na parcial de 2017 Ver fotos

Piracicaba, 27 – As vendas externas de banana brasileira devem fechar 2017 em baixos patamares. Como as regiões que exportam têm previsão de diminuição na oferta de nanica (variedade mais exportada), as cotações devem aumentar no mercado interno nos próximos meses, cenário que pode controlar ou até retrair as exportações, devido à atratividade do mercado doméstico. 

Entretanto, mesmo com preços baixos no Brasil, foi forte o recuo nos envios no meio do ano. A qualidade da fruta e a baixa competitividade frente aos grandes players da exportação de banana pressionaram as exportações. Além disso, Bolívia e Paraguai vêm abastecendo o Mercosul com preços mais competitivos. De janeiro a agosto, a retração nos envios foi expressiva. 

Dentre os cinco maiores compradores, a menor queda observada frente à parcial de 2016 foi de 46,3% para o Uruguai, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Na parcial do ano, as exportações somaram 23,2 mil toneladas, queda de 61% frente a janeiro-agosto de 2016.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
banana nanica
brasil
exportações de banana
mercado internacional
secex