×
Uva
Setembro 2, 2016
Vazão do São Francisco é mantida em 800 m³/s
Viticultores estão preocupados com a irrigação até o final da safra

Por Laís Marcomini, Letícia Julião e Larissa Pagliuca
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Vazão do São Francisco é mantida em 800 m³/s Ver fotos

A vazão do Rio São Francisco permanecerá frente à do mês de agosto, em 800 m³/s, pelo menos até o dia 1º de outubro. Anunciada pela Agência Nacional de Águas (ANA), a decisão levou em consideração os impactos ambientais que poderiam ser gerados com a nova diminuição. Segundo nota do Ibama, o uso do volume morto em meados de outubro e de dezembro/2016 seria uma melhor alternativa frente à redução da vazão, do ponto de vista ambiental.

Para os produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea, no entanto, essa medida pode ser prejudicial para a irrigação da uva até o final do ano, visto que não estão previstas chuvas volumosas, nem mesmo com o La Niña atuando no Brasil (o fenômeno deve ser moderado, de acordo com novas previsões). Para os próximos sete dias (3 a 9/09), as temperaturas em Petrolina (PE) ficarão entre 20°C e 29°C, sem previsão de chuvas, segundo a Climatempo.

Fonte: Hortifruti/Cepea

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
agua
fruticultura
irrigação
La Niña
mercado
seca
sobradinho
uva
vale do são francisco
vazão