×
Uva
Abril 12, 2018
UVA/CEPEA: Podas ganham ritmo em Jales
Safra 2018 deve começar em julho na região paulista

Por Henrique Sarmento Aires e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Podas ganham ritmo em Jales Ver fotos

Piracicaba, 12 – Os viticultores da região de Jales (SP) estão intensificando as podas das uvas finas e da rústica. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, o cronograma de colheita deve seguir o padrão, assim, pouquíssimos lotes foram podados em fevereiro. As podas das uvas finas devem se intensificar entre abril e maio, sendo finalizadas até a primeira quinzena de junho. Já as podas da variedade niagara devem ganhar expressividade entre o final de abril e início de maio – em junho, a quantidade de áreas para podar já deve ser bem reduzida, com alguns lotes para realizar a atividade até as primeiras semanas do mês subsequente.

Dessa forma, a colheita para as uvas finas deve começar em julho, enquanto lotes pontuais de niagara podem ser colhidos já em junho. Espera-se que a safra siga até novembro, com pico de colheita entre setembro e outubro para as finas e, no caso da niagara, em setembro. É importante ressaltar que os produtores estão buscando escalonar bem a produção, na tentativa de garantir boas cotações durante toda a safra. Assim, os picos de colheita podem ser menos expressivos que em anos anteriores.

Até o momento, o clima da região não tem favorecido o desenvolvimento de doenças fúngicas, como o míldio, que está sendo controlado. Ainda segundo relatos, com o bom desenvolvimento das plantas, os produtores estão animados quanto à qualidade dos frutos e esperam conseguir boas cotações em 2018.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
colheita
perspectivas
podas de uva
uva
uva de Jales
Uvas finas
uvas rústicas