×
Tomate
Novembro 13, 2017
TOMATE/CEPEA: Safra de inverno se encerra em Mogi Guaçu
Rentabilidade foi positiva na região paulista

Por Laís Marcomini, Lenise A. Molena e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Safra de inverno se encerra em Mogi Guaçu Ver fotos
Piracicaba, 13 – A safra de inverno 2017 de Mogi Guaçu, que começou em maio, se encerrou no início deste mês. As temperaturas elevadas e a alta luminosidade aceleraram a maturação dos últimos tomates, resultando em menor oferta nesse final de temporada – o que contribuiu para sua finalização. 
 
A média dos preços praticados na região até outubro (ponderada pela quantidade colhida em cada mês), para o tomate tipo Salada 1A e 2A foi de R$ 35,71. Já os custos de produção da safra foram estimados, em média, a R$ 26,49, resultando em rentabilidade positiva ao produtor (aproximadamente 35% superior aos custos). 
 
Apesar dos baixos patamares de preços em muitos dos meses em que a região ofertou, a elevada produtividade garantiu rentabilidade positiva em quase todos os períodos de colheita. A exceção foi maio, para quem ofertou na segunda quinzena daquele mês, pois a produtividade não esteve positiva e os patamares de preços eram baixos. Para 2018, as atividades de transplantio devem ter início em janeiro, com colheita prevista para abril.
 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cotações médias
custos de produção
Mogi Guaçu
preços
produção de tomate
safra de inverno
tomate