×
Tomate
Janeiro 9, 2018
TOMATE/CEPEA: Nos primeiros dias de 2018, preços estão 148% superiores aos de 2017
Início de ano vem sendo positivo à tomaticultura

Por Laís Marcomini, Lenise A. Molena e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Nos primeiros dias de 2018, preços estão 148% superiores aos de 2017 Ver fotos

Piracicaba, 09 – O encerramento da tomaticultura de 2017 foi prejudicado pelo clima adverso em algumas regiões. No Sudeste, principalmente em Itapeva (SP), os tomates ficaram manchados, devido ao excesso de chuvas – fator que impactou os preços e a comercialização, além de desacelerar a atividade de colheita por alguns dias.

Já na região Sul, o clima foi favorável para o transplantio. Porém, as baixas temperaturas, no final de dezembro, dificultaram a maturação e, consequentemente, produtores tiveram que adiar o início da safra de verão no município de Caçador (SC). Ainda que chuvas também tenham sido registradas nesta região, a intensidade foi menor.

CENÁRIO POSITIVO – Entre os dias 1º e 09 de janeiro, com a safra de inverno já finalizada, com menor ritmo de maturação dos frutos e com elevado percentual de descarte, a oferta de tomate se reduziu no País. Assim, o 3A foi comercializado à média de R$ 58,89/cx, na Ceagesp.

Quando comparada às primeiras semanas de 2017, a alta das cotações é de 148%. Naquele período, vale lembrar, o fruto foi vendido na média de R$ 23,71/cx. O maior patamar de preços neste ano confirma as expectativas de redução de área para a safra de verão 2017/18.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima
cotação de tomate
hortaliças
oferta de tomate
preços de tomate
safra de verão 2017/18
tomate
tomaticultura