×
Maçã
Janeiro 8, 2018
MAÇÃ/CEPEA: Safra 2017/18 já sinaliza menor volume
Colheita da temporada se inicia neste mês

Por Isabela Luiz e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Safra 2017/18 já sinaliza menor volume Ver fotos

Piracicaba, 08 – A produção de maçã da safra 2017/18, com colheita a partir deste mês, pode ser menor que a anterior. Agentes do setor, que realizaram análise do campo, esperam volume de 20% a 30% inferior, principalmente após geadas e granizos registrados nas regiões produtoras durante o período de frutificação.

Outro fator que pode limitar a produtividade é a presença de pedúnculos mais curtos em função do frio ameno – o pedúnculo curto pode não proporcionar boa fixação, causando quedas das maçãs das árvores e gerando frutas com calibres menores. Além disso, devido à alternância de produção da fuji, o volume também deve se reduzir.

De certa forma, a produção expressiva em 2016/17, sobretudo em São Joaquim (SC), causou problemas com armazenamento (o volume colhido ultrapassou a capacidade das câmaras), atrasando a colheita. Esse cenário reduziu o período de dormência das árvores, fazendo com que a recuperação de nutrientes fosse menos intensa para a nova safra.

Além disso, o atraso se estendeu para a brotação e a florada plena em todas as regiões, devido à baixa incidência de chuvas no período. As horas de frio registradas nas regiões produtoras também foram insuficientes para uma brotação uniforme, com exceção de algumas cidades serranas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima
Maçã
produção de maçã
produtividade
safra de maçã 2017/18