×
Tomate
Julho 19, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Quanto custa produzir tomate de indústria?
Estudo inédito da HF Brasil avaliou os custos de produção de tomate em GO

Por João Paulo Bernardes Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Quanto custa produzir tomate de indústria? Ver fotos

Piracicaba, 19 – O Custo Total de produção para o tomate de indústria na região de Goiânia (GO), principal polo produtor e processador da cultura neste segmento – e responsável por 70% de toda a área cultivada para processamento no País – foi calculado, para 2016, em quase R$ 21 mil/ha. Este valor corresponde a aproximadamente um quinto do custo de produção para um hectare de tomate tutorado. 

Um dos principais fatores que reduzem os custos com o tomate industrial é a mão de obra. Entre os componentes do Custo Total de produção, o maior peso vem do uso de fertilizantes e defensivos, que representam, juntos, 33% desse total. 

Estas foram as conclusões dos estudos com levantamento de custos de produção de um perfil modal da região, realizado pela equipe HF Brasil, em parceria com a CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e por meio do projeto Campo Futuro. Na ocasião, produtores, indústria e técnicos de Goiânia se reuniram, pela primeira vez, para apurar os dados.

O resultado completo deste estudo e outras informações sobre o tema podem ser verificados na edição de junho da Revista Hortifruti Brasil, o Especial Hortaliças, que avaliou os custos de três das cinco hortaliças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea nas principais regiões produtoras do País. Confira: https://www.hfbrasil.org.br/br/revista.aspx

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
custo de produção
Goiânia
hortaliças
Hortifruti Brasil
processamento de tomate
tomate
tomate para indústria